quinta-feira, 29 de março de 2012

PROJOVEM E XADREZ NA PRAÇA











NA TENTATIVA DE INCENTIVAR A PRÁTICA DO JOGO DE XADREZ EM CERRO CORÁ, O PROJOVEM ADOSLESCENTE VESTE A CAMISA E ENTRA COM ENTUSIASMO NO PROJETO XADREZ NA PRAÇA.
ISSO PORQUE...
<!--[if gte mso 9]> Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE

O jogoTem uma base matemática: a matemática é um instrumento e linguagem da ciência, da técnica e do pensamento organizado. Estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas tais como: atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência, imaginação, etc...; capacidades fundamentais no desenvolvimento futuro do indivíduo.

O xadrez estimula a auto-estima, a competição saudável e o trabalho em equipe podem ser utilizados como elemento estruturante do tempo livre do indivíduo proporciona prazer em seu estudo e prática.

Por ser um jogo de regras, ele dita uma pauta ética em um momento propício para a aquisição de valores morais. Devido às suas múltiplas virtudes, contribui para a formação de melhores cidadãos. O jogo de xadrez é uma atividade que através do tempo, conquistou cultura e costumes de povos e países em todo mundo durante milênios.

Algumas pesquisas educativas relacionadas com o xadrez provam a influência positiva deste jogo/esporte sobre seus praticantes. Por exemplo, há mais de cem anos, Binet (1891) foi o primeiro que começou a estabelecer relações entre o xadrez e sua influência sobre aspectos da mente tais como: inteligência, concentração, imaginação e memória. Rank (1974), trabalhando com dois grupos de estudantes, um que estudava o xadrez e outro sem instrução enxadrística, demonstraram que o grupo que estudava o xadrez em cursos dirigidos apresentava um desempenho melhor tanto na parte de cálculos como na parte verbal. Por exemplo, Stephenson (1979), trabalhando com programas intensivo de xadrez provou o aumento do rendimento escolar nas atitudes, esforço, concentração e auto-estima em, pelo menos, 50% de seus estudantes.

Fergusson, em 1983, demonstrou a influência decisiva do xadrez sobre o pensamento crítico de estudantes que haviam sido submetidos a cursos intensivos desta disciplina.

Pesquisas realizadas por Charles Partos, professor do Departamento de Instrução Pública do Cantão do Valais (Suíça), afirma que o xadrez desenvolve:

1. A atenção e concentração;

2. O julgamento e o planejamento;

3. A imaginação e a antecipação;

4. A memória;

5. A vontade de vencer, a paciência e o auto-controle;

6. O espírito de decisão e a coragem;

7. A lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético;

8. A criatividade;

9. A inteligência;

10. A organização metódica do estudo e o interesse pelas línguas estrangeiras.

Por acreditar na importância que esta atividade apresenta, CONVIDAMOS VOCÊ PARA APRENDERMOS JUNTOS.


TRABALHO COLETIVO






<!--[if gte mso 9]> Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE

Você se considera um bom membro de equipe?

Na história da Humanidade, nunca se enfatizou tanto a importância do trabalho em equipe como nos dias atuais.

A prática tem comprovado que o trabalho em equipe funciona. Não é outra a razão que leva um empresário a investir em cursos de buri lamento para consolidar equipes eficientes e bem preparadas.

Todavia, para que haja um bom resultado no trabalho de equipe, é preciso mudanças na intimidade do indivíduo que a compõe, de modo a melhorar a sua atuação, já que a equipe é o resultado da soma das características de cada um dos seus membros.

Assim sendo, cabe a cada criatura, a busca do aperfeiçoamento individual, investindo em si mesmo para que possa ser um elemento útil no conjunto.

Há algum tempo, valorizava-se muito a competência específica de cada um em particular, sem atentar para sua atuação dentro da equipe.

Hoje em dia, entretanto, não basta ser um membro eficaz, é preciso ser um membro eficaz dentro da equipe. Em outras palavras, é preciso que se leve em conta os objetivos comuns do conjunto.

Um jogador de basquete, por exemplo, pode ser muito bom nas jogadas individuais, mas, se não joga bem com o time, certamente o técnico escolherá outro menos eficiente que saiba dividir o jogo com o resto da equipe.

Assim, cada indivíduo é uma engrenagem inteligente dentro do conjunto de realizações. Cada qual é peça importante para que se atinjam os objetivos estabelecidos pela equipe.

Na construção de um edifício, todos têm que executar a sua parcela com muita responsabilidade e competência para que não resultem danos à obra.

Desde o engenheiro, o arquiteto, o mestre de obras e o mais humilde pedreiro são importantes para se atingir um bom resultado no final da construção.

Um tijolo mal colocado, uma viga malfeita, a massa mal preparada, um pequeno buraco deixado por descuido, podem ocasionar, ao longo do tempo, o desmoronamento do edifício.

A vida em sociedade é Lei Divina. É por essa razão que até os animais buscam agregar-se para atingir os objetivos de sobrevivência. Geralmente, caçam em bandos, voam em bandos, organizam verdadeiras colônias, onde cada um exerce função específica dentro das necessidades comuns.

Um feixe de varas é uma equipe coesa e homogênea. O que não quer dizer varas idênticas, mas unidas entre si.

As varas possuem suas características individuais, e, ajustadas umas às outras tornam o feixe tão resistente que ninguém as pode quebrar. E se uma delas é retirada, todo o conjunto se desequilibra.
.

Se você quer realmente crescer, é preciso permitir que outros cresçam com você para lhe dar sustentação.

Quando uma pessoa cai, muitos caem com ela. Mas quando alguém se levanta muitos se levantam também.

Trecho do livro Momento Espírita,

A força da equipe

quarta-feira, 14 de março de 2012

Punk show de interação entre os coletivos do PROJOVEM ADOLESCENTE






NA NOITE DESTA SEXTA-FEIRA DIA 09/03/2012 NO CRAS, FOI REALIZADO UM ANIMADO PUNK SHOW, COMO FORMA DE MELHOR INTERAGIR TODOS OS COLETIVOS , O ENCONTRO FOI ANIMADO PELO DJ PEDRO DO COLETIVO NOTURNO, QUE NÃO DEIXOU A GALERA FICAR PARADA. A DESCONTRAÇÃO E A ALEGRIA FORAM O DESTAQUE DESTA NOITE.

Folia da sensibilização






Partindo da iniciativa da realização de trabalhos junto a comunidade cerrocoraense e focados nos objetivos propostos pelo programa PROJOVEM, tendo como apóio a prefeitura municipal e assistencia social, jovens cerrocoraenses saem as ruas para realizar um trabalho de sensibilização entre os foliões durante o carnaval. Além de cair na folia o PROJOVEM ADOLESCENTE, destaca a importância da diversão com responsabilidade.

Encontro Para orientação e debate sobre a importância da sensibilização entre as pessoas


Equipe de jovens prontos para entrar na folia da sensibilização

Momento de debate entre os orientadores sociais e toda a equipe

Trabalho de análise sobre as mensagens contidas nos panfletos

O QUE É O PROJOVEM ADOLESCENTE?

O ProJovem Adolescente é um serviço de Proteção Social Básica desenvolvido no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e será executado sob a supervisão dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Nestes núcleos serão desenvolvidas atividades que estimulem a convivência familiar e comunitária, que propiciem o desenvolvimento pessoal e social e capacitem o jovem para atuar como agente de transformação e desenvolvimento de sua comunidade, além de sensibilizá-lo e informá-lo sobre o mercado de trabalho. Outra meta do programa é contribuir para a diminuição dos índices de violência entre os jovens, do uso de drogas, da incidência de doenças sexualmente transmissíveis e de gravidez não planejada